Muitas escolas do Brasil já possuem um
laboratório de informática com acesso à Internet, softwares educacionais e
programas básicos (editores de texto, programas de edição de imagens e
apresentações, planilhas de cálculo, etc). Porém, basta ter os recursos? Como
utilizá-los de maneira a garantir o desenvolvimento do aluno? Estas são apenas
algumas questões levantadas por educadores brasileiros.
Em primeiro
lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma
ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola
que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores,
preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema
tecnológico de forma significativa.
Colocar qualquer software para os
alunos usarem não gera aprendizado. É importante que a escola tenha um projeto
pedagógico que envolva a utilização do computador e seus recursos. O aluno não
pode ser um mero digitador, mas sim, ser estimulado a produzir conhecimentos com
o uso do computador. Neste sentido, o professor deve agir como um orientador do
projeto que está sendo desenvolvido.
O uso da Internet também é um caso
importante. De nada adianta pedir para um aluno fazer uma pesquisa na Internet
sem as devidas orientações. Cabe ao professor instruir os alunos para que estes
não façam simples cópias de textos encontrados em sites. Apenas copiando, os
alunos não vão aprender. As orientações devem ser no sentido de como elaborar
uma pesquisa, como encontrar sites confiáveis, como gerar conhecimentos com o
material pesquisado, etc.
Outro ponto importante é o incentivo à criação.
O aluno não deve ser colocado de forma passiva diante do computador. As
ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação. Uma planilha de
cálculos, por exemplo, pode ser usada para um trabalho de Matemática com dados
estatísticos, criando fórmulas e gerando gráficos. Um editor de textos pode ser
usado para a criação de um jornal com notícias e informações sobre o conteúdo de
uma disciplina. Um programa de apresentação (PowerPoint) apresenta inúmeras
possibilidades na elaboração de aulas com imagens, sons e outros elementos
multimídia.
O importante ao utilizarmos recursos de informática na sala
de aula, é não transformar a máquina na principal figura educacional.
Professores e alunos devem assumir o papel de principais personagens e usar
criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento.
Somente desta forma, o aluno estará se preparando para o mercado de trabalho e
para a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário